Este é o meu primeiro post no GASP, mas depois de ter passado 2 horas para atravessar a Av EUA num infindável engarrafamento, que chegou a ter cenas de pancadaria entre alguns automobilistas, decidi é hoje …
Depois de mais de 10 anos de trabalho no desenvolvimento de software a nível profissional, tenho sentido necessidade de dar um salto qualitativo na minha formação de base. Nos últimos anos tenho andado indeciso entre uma certificação MS, um mestrado, uma pós-graduação. Todos os anos lectivos digo para mim mesmo, este ano é que é. Mas depois, por um ou outro motivo vai ficando para … o próximo ano. Infelizmente, do lado profissional a coisa também não ajuda, ao contrário de outros colegas que em outras empresas receberam formação profissional e certificações, a empresa onde trabalho não paga cursos e certificações são uma miragem, algo infelizmente comum em Portugal. Assim, temos a maravilhosa autoformação. Este ano tirei 2 dias para frequentar um curso de profissional na ISO27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação, muito interessante e onde a nossa profissão é apenas a ponta do iceberg.
Gostaria de obter as vossas impressões pessoais, afinal todos nós já temos (calculo eu) uns anos de trabalho nesta área, quais são os vossos objectivos ao nível de formação e valorização profissional?